INTRODUÇÃO AO MARKETING DE AFILIADOS PARA EMPRESAS | SITEMAP 24

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma rubrica semanal da agência TRIGGER na MAIS OESTE RÁDIO, onde passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 11.05, 12:20 e 17:45, 23.10). No nosso blogue pode aceder à transcrição dos programas ou à versão audio através do Podcast.


SITEMAP, PROGRAMA 24

Trata-se de uma táctica muito utilizada e útil quando o objectivo passa por conseguir vendas, manifestações de interesse ou aumentar uma base de dados de contactos.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um siteMap, o vosso guia para o marketing digital.

Para finalizar a nossa série de programas dedicados à Publicidade Display, hoje vamos falar sobre marketing de afiliação. Em síntese, trata-se de uma táctica de marketing digital que permite às empresas colocarem os seus anúncios em sites parceiros relacionados com os produtos ou serviços que pretendem promover e pagar apenas em função dos resultados, designadamente através de uma comissão sobre as leads obtidas ou o valor das vendas realizadas. Ou seja, enquanto dos banners e no remarketing o pagamento é efectuado por cada clique nos anúncios, no caso dos programas de afiliados o mais comum é que seja também exigido que depois do clique o utilizador realize a acção pretendida.

AS QUATRO PARTES DE UM PROGRAMA DE AFILIADOS

Um programa de afiliados é normalmente constituído por  componentes:

  1. Os ANUNCIANTES, ou seja, as empresas que querem promover os seus serviços ou produtos;
  2. Os SITES AFILIADOS que aceitam exibir os anúncios;
  3. Uma REDE DE AFILIAÇÃO que faz a intermediação entre anunciantes e afiliados através de uma plataforma online que permite monitorizar a performance das campanhas, pagar as comissões e produzir relatórios;
  4. E, por último, os VISITANTES que navegam no site, clicam no anúncio e de quem se espera que realizem a acção solicitada (comprar um produto, preencher um formulário etc.)

No marketing de afiliados os anunciantes definem a comissão que estão dispostos a pagar ao afiliado e a rede de afiliados recebe uma percentagem dessa comissão.

VANTAGENS DO MARKETING DE AFILIADOS

Trata-se de uma táctica muito utilizada e útil quando o objectivo passa por conseguir vendas, manifestações de interesse ou aumentar uma base de dados de contactos. Do ponto de vista das empresas anunciantes, as principais vantagens são as seguintes:

  • Uma óptima relação custo-benefício e desperdício zero uma vez que pagam apenas quando obtêm resultados;
  • Custos fixos – a comissão a pagar é definida pelas empresas antes do lançamento da campanha;
  • Lucros crescentes – quanto melhor funcionar a campanha mais afiliados estarão interessados em promovê-la, o que potencialmente aumenta as possibilidades de conversão/venda;
  • Testes, monitorização e optimização em permanência, numa perspectiva de aperfeiçoamento contínuo do programa de afiliados;
  • E por último, visibilidade grátis – como não paga por impressão do anúncio nem sequer por clique, quando não consegue os resultados que procura não deixa de obter exposição de forma grátis.

O SiteMap de hoje fica por aqui. Nas próximas semanas vamos avançar para mais uma área de intervenção do marketing digital, a gestão de redes sociais. Será que a sua empresa deve ter uma conta no Facebook? E no Twitter ou no Linkedin? E como estar presente? Que estratégia de conteúdos? Que voz deve ter a sua marca? Deve investir em publicidade? E como avaliar a performance? Para saber a resposta a estas e muitas outras questões não perca os próximos programas do SiteMap.

Se também tiver uma questão para nós contacte-nos através do email [email protected]

Por agora é tudo, boa semana e bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *