MARKETING EM REDES SOCIAIS – PRINCÍPIOS BÁSICOS | SITEMAP 25

O “SiteMap – um guia para o marketing digital” é uma rubrica semanal da agência TRIGGER na MAIS OESTE RÁDIO, onde passa semanalmente às segundas-feiras (8:50, 11.05, 12:20 e 17:45, 23.10). No nosso blogue pode aceder à transcrição dos programas ou à versão audio através do Podcast.


SITEMAP, PROGRAMA 25

Empresas que utilizem as redes sociais como um mero repositório de conteúdos com fins promocionais dificilmente serão bem-sucedidas e podem mesmo prejudicar a sua imagem. Nas redes sociais a comunicação tem de ser mais próxima, mais coloquial; as empresas devem ter uma voz e um rosto, humanizarem-se.

TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá a todos, cá estamos de volta para mais um SiteMap, o vosso guia para o marketing digital, e hoje abrimos um novo capítulo com o primeiro de uma série 4 programas sobre marketing em redes sociais.

Comecemos por explicar o conceito. Resumidamente, por marketing em redes sociais entendemos a utilização de plataformas com o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, entre outras, para promover conteúdos que aumentem a notoriedade da marca e dos seus produtos ou serviços, fomentem reputação e encaminhem tráfego para o website ou loja online, numa perspectiva de captar leads e/ou aumentar as vendas.

A estes objectivos de marketing associa-se, contudo, um outro objectivo operativo que é essencial para que eles possam ser alcançados – o envolvimento ou engagement.

O “SOCIAL” EM “SOCIAL MEDIA”

As redes sociais são o ponto de encontro das sociedades contemporâneas, onde cada um pode ser simultaneamente receptor e fonte de informação, mais um elo numa ininterrupta e amplificadora corrente de informação, no passa palavra, na criação de buzz e na promoção de viralidade… o santo gral do marketing em redes sociais.

Esta componente “social” das redes sociais é realmente fundamental e isso requer que a comunicação das empresas se adapte ao meio e às expectativas dos seus utilizadores. Empresas que utilizem as redes sociais como um mero repositório de conteúdos com fins promocionais dificilmente serão bem-sucedidas e podem mesmo prejudicar a sua imagem.

Nas redes sociais a comunicação tem de ser mais próxima, mais coloquial; as empresas devem ter uma voz e um rosto, humanizarem-se. Seguir estes e outros princípios faz potenciar os benefícios da presença nas redes sociais, cuja lista fica desde já prometida para o próximo SiteMap.

TRÊS PONTOS ADICIONAIS A CONSIDERAR

Para além de garantir que a comunicação nas redes sociais está alinhada com a natureza das mesmas e com o que utilizadores esperam das marcas, as empresas devem ter em conta 3 princípios básicos adicionais:

1. OS LIKES/SEGUIDORES NÃO SÃO TUDO

Para além de não poder servir apenas para publicar conteúdos de teor comercial, o marketing em redes sociais também não é uma demanda por likes. Ter 5000 likes no Facebook não significa que os seus posts sejam vistos por 5000 pessoas, mesmo que elas estejam online no momento em que o post for publicado. A verdade é que quem não interage frequentemente com os posts de uma marca deixa de os ver. E o alcance dos posts do Facebook, aliás, tem vindo a diminuir fortemente nos últimos anos para obrigar as empresas a investir em anúncios – que, diga-se, são excelentes e podem ser muito úteis às PME.

2. ESCOLHER ONDE MARCAR PRESENÇA 

As empresas não têm de marcar presença em todas as redes sociais. O importante é perceber onde é que faz sentido estar tendo em conta o tipo de negócio, o público-alvo e os objectivos a alcançar.

3. NÃO DESVALORIZAR AS REDES SOCIAIS

O último ponto é que ao contrário da avaliação que muitas PME ainda fazem, o marketing de redes sociais é uma coisa muito séria que requer competências de âmbito diversificado e não pode ser deixada para um estagiário ou para os tempos livres. É a reputação da empresa que está em causa a cada post, convém não brincar com isso.

Desenvolveremos todos estes pontos nos próximos programas, contamos consigo. Entretanto se quiser colocar-nos alguma questão pode sempre fazê-lo através do email [email protected]

Por hoje é tudo, boa semana e bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *