Gestão de Redes Sociais e Comunidades

Evite abordagens pouco profissionais e obtenha resultados concretos
GANHE REPUTAÇÃO, GARANTA RETORNO

A Gestão no Marketing em Redes Sociais

Para obter retorno a sério da sua presença nas redes sociais só há duas opções válidas: contratar o serviço a profissionais ou formar quadros internos – a TRIGGER pode ajudar as empresas em ambas as situações.

A gestão de redes sociais e comunidades é um dos maiores, mais fascinantes e importantes desafios do marketing digital e não deve ser palco para abordagens de puro voluntarismo porque a reputação da sua empresa joga-se a cada post ou tweet. Pelo contrário, o marketing nas redes sociais requer um leque de competências diversificadas (sociais, estratégicas, analíticas e de produção de conteúdos) nem sempre possíveis de reunir num mesmo indivíduo. As oportunidades são bem maiores que os riscos mas o amadorismo pode atrair problemas.

Gestão Redes Sociais - Agencia Marketing Digital Trigger

BENEFÍCIOS

01

CONTACTO

MAIS PROXIMIDADE

As Redes Sociais permitem-nos abrir e alimentar novos pontos de contacto com consumidores e potenciais clientes.

02

PROMOÇÃO

MAIS TRÁFEGO & VENDAS

Gerar tráfego ou obter leads qualificadas (contactos de pessoas interessadas na oferta que fazem crescer a sua base de dados).

03

HUMANIZAÇÃO

MAIS PERSONALIDADE

Promover os valores da marca, construir uma identidade e transmitir uma imagem de proximidade e simpatia.

04

PERCEÇÃO

MELHOR APOIO

Com este novo ponto de contacto, aperfeiçoamos o serviço de apoio ao cliente e até descobrimos novas oportunidades de negócio.

05

PREFERÊNCIA

MAIS ENVOLVIMENTO

Criar e desenvolver uma comunidade dinâmica e participativa de utilizadores que se mostra leal à marca e promove o passa-palavra.

06

POLIVALÊNCIA

MAIS OPORTUNIDADES

Aperfeiçoar os processos de conversão, distribuir conteúdos em diferentes plataformas, obter benefícios para SEO, e muito mais.

Erros frequentes na gestão de redes sociais

As redes sociais são o que há de mais parecido com o passa-palavra no universo digital. Os clientes e fãs das empresas foram sempre um dos mais importantes e fidedignos veículos para transmitir a sua mensagem. E agora têm um poder reforçado, nenhuma empresa pode ignorá-lo.

No entanto, para poder beneficiar desse poder é necessário compreender muito bem a lógica de funcionamento do meio e as expetativas dos utilizadores de redes sociais na relação com as marcas. E, em especial, é necessário evitar erros amadores que põem em causa a reputação da sua empresa e que o impedem de aproveitar todo o potencial destas ferramentas digitais.

ATITUDE VOLUNTARISTA

Remeter a gestão de redes sociais para os tempos livres ou, simplesmente, ignorá-las

FOCO NA PROMOÇÃO

Abusar duma postura comercial ou, pelo contrário, ser excessivamente informal

IGNORAR A ESTRATÉGIA

Entregar a sua gestão a pessoas não habilitadas a pensá-la estrategicamente

“NAVEGAR À VISTA”

Não ter uma política de conteúdos e diretrizes gerais para a presença nestas redes

Gestão In-House ou pela TRIGGER?

Cenário 1: pretende manter a gestão de redes sociais e comunidades dentro de portas e fornecer formação a um ou mais dos seus quadros. A TRIGGER elabora-lhe um plano de formação à medida dos seus objetivos, das suas necessidades e do perfil dos formandos. Consoante os casos, este plano pode formativo pode ir da simples criação de vários tipos de posts, à criação de aplicações e análise de métricas. Adicionalmente, podemos ainda fornecer-lhe consultoria estratégica, para que saiba não apenas como mas também o que e porque fazer.

Cenário 2: prefere libertar os seus recursos humanos para outras funções e contratar à TRIGGER uma gestão de redes sociais profissional orientada por uma estratégica integradora, independentemente na rede ou redes sociais em causa (Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest, G+, Youtube…). Neste cenário, na gestão da conta desempenharemos funções em diferentes níveis de ação:

  • Estratégia e análise – Foco, mensagem, objetivos, tom de voz, integração das ações e campanhas, análise e otimização do desempenho.
  • Gestão operacional – Criação e gestão das páginas; fazer crescer a comunidade; escutar e analisar a audiência; distribuir conteúdos pelas plataformas sociais; descobrir influenciadores; alimentar o diálogo e gerar buzz através de comentários, tweets, likes e outras formas de interação. É a voz da marca, deve ter personalidade própria e falar a linguagem dos fãs. Possui competências sociais, organizativas e inteligência emocional.
  • Copywriting – Produção de conteúdos adequados à estratégia a implementar. Em Facebook Marketing, por exemplo, é prática comum a produção de um plano de posts a aprovar previamente pelo cliente.
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A sua reputação não é brincadeira

Uma boa gestão de redes sociais e comunidades traz às empresas inúmeros benefícios, a destacar o desenvolvimento de comunidades, a “humanização” da marca e a promoção de tráfego para o website. Saiba como podemos ajudar o seu negócio… contacte-nos.