MARKETING DIGITAL: 3 FACTOS E 8 VANTAGENS

A Internet mudou o consumidor e o marketing para sempre. Não há retorno possível. Conheça três factos que justificam a aposta das empresas no marketing digital e 8 das suas vantagens mais óbvias.

3 FACTOS DECISIVOS A TER EM CONTA

  1. O marketing tradicional perdeu eficácia – A publicidade massificada cansou os consumidores, tornou-os desconfiados das marcas e diminuiu drasticamente a capacidade das empresas captarem a sua atenção.
  2. O consumidor tem mais poder – Ao facilitar o acesso às opiniões de amigos, de outros consumidores e a comparativos de produtos e preços, a Web 2.0 multiplicou as fontes de informação do consumidor e tornou-o muito menos dependente da comunicação das marcas, conferindo-lhe um renovado poder: o poder de escolher o marketing a que quer aceder quando e se lhe convier.
  3. Há uma nova etapa no processo de compra – A fase em que se pesquisa online toda a a informação sobre um produto/serviço que pretende adquirir. Esta fase “pré-compra” abrange progressivamente produtos e serviços de todas as gamas de valor e influencia decisivamente as compras online e offline – as pessoas preferem comprar nas lojas das empresas que têm uma presença digital de qualidade.

 

8 VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

  1. Alcance mundial – Online não há fronteiras. A oportunidade de disseminar a sua mensagem fora de portas está acessível como nunca. Se for uma empresa exportadora ou pretender exportar e quiser atrair atenção para os seus produtos, o marketing digital é enorme aliado.
  2. É mensurável – Quem vista o seu site, como lá chega e o que faz nele? Quem são e como se comportam os seus seguidores nas redes sociais? Qual o retorno de uma campanha? Pode medir quase tudo no marketing digital, mas importa saber o que interessa realmente medir.
  3. Oportunidades de segmentação – Se mais do que comunicar para as massas, pretende atingir um público específico, tendo em conta atributos como a localização, idade, interesses e palavras pesquisadas, o marketing digital oferece-lhe oportunidades únicas. Quanto melhor a segmentação, maior será a eficácia.
  4. Presente em todo o funil de compras – Atenção-Interesse-Desejo-Acção-Lealdade. Conjugando acções de Outbound Marketing (a empresa atrai o cliente) e Inbound Marketing (a empresa aparece ao cliente que procura um produto/serviço), o marketing digital é o único que lhe permite trabalhar todas as etapas de um processo de compra.
  5. Óptima relação custo-benefício – O marketing digital está acessível a todas as empresas porque é menos dispendioso que o tradicional e normalmente faz-se pagar por resultados. Com uma vantagem adicional: se trabalhar bem, consegue saber qual o retorno efectivo do seu investimento.
  6. Timing certo – Que tal mostrar um anúncio a quem está a pesquisar produtos que tem para vender? Percebendo em que fase do processo de tomada de decisão está o seu público pode impactá-lo no canal certo com a táctica digital mais adequada fazendo com que o seu marketing seja bem recebido.
  7. Componente social – A componente social é uma imagem de marca do marketing moderno. As marcas devem ter um rosto, interromper menos e dialogar mais, ser relevantes em cada ponto de contacto. Se seguirem vão conseguir promover o passa palavra e a fidelização.
  8. Ajustável em tempo real – É preciso mudar alguma coisa numa campanha para obter melhores resultados? Sem problema, esqueça o pânico da impressão. No marketing digital pode monitorizar em tempo real e alterar o que for necessário sem custos adicionais.

A sua empresa já está a aproveitar as vantagens do marketing digital? Esta está longe de ser uma lista exaustiva.

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