7 benefícios das redes sociais para empresas | SiteMap 26

Quer impactar apenas as pessoas de uma determinada região geográfica? Check. Quer apenas um género ou uma faixa etária? Sem problemas. Quer um determinado perfil de interesses? Ok. E que tal pessoas que já visitaram o seu site ou que fazem parte de uma base de dados? Sem problema também.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e bem-vindos a mais um SiteMap dedicado ao marketing em redes sociais.

Depois dos princípios básicos do marketing em redes sociais, que aqui deixámos no último programa, hoje explicamos o que é que as empresas têm a ganhar marcando presença nas redes sociais. Seguem-se 7 benefícios que justificam essa presença com a ressalva de que, como frisamos no programa anterior, a seleção dos canais deve ser feita em função do tipo de negócio, dos destinatários a impactar e dos objetivos a concretizar.

1. ALCANCE

O primeiro benefício frequentemente associado às redes sociais é o seu alcance. As redes sociais permitem às empresas multiplicar os pontos de contacto com os consumidores e comunicar de forma mais abrangente: o Facebook, por exemplo, tem cerca de 1 400 milhões de utilizadores; só em Portugal são cerca de 5 milhões por mês. São números difíceis de ignorar.

2. SEGMENTAÇÃO

Ao alcance associa-se a segmentação, nomeadamente através do recurso à publicidade. Quer impactar apenas as pessoas de uma determinada região geográfica? Check. Quer apenas um género ou uma faixa etária? Sem problemas. Quer um determinado perfil de interesses? Ok. E que tal pessoas que já visitaram o seu site ou que fazem parte de uma base de dados? Sem problema também. Tudo isto é possível a preços muito simpáticos.

3. TRÁFEGO

Aproveitando o alcance e as possibilidades de segmentação consegue-se um elemento fundamental: tráfego, o nosso terceiro benefício. Obviamente, aumentar o número de visitantes no website ou na loja online reforça a probabilidade de fechar uma venda ou de conseguir leads – isto é, manifestações de interesse.

4. EXPANSÃO E FIDELIZAÇÃO

Em quarto lugar uma boa gestão de redes sociais fornece às empresas um palco para promoverem não apenas os seus produtos e serviços mas também a sua imagem e valores, um espaço para alimentar e gerir reputação com ajuda de uma comunidade de fãs numa perspetiva de expansão de quota de mercado e de fidelização.

5. OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE PESQUISA

O quinto benefício relaciona-se com a otimização para motores de pesquisa: apesar do Google ainda não reconhecer que os chamados social signals são um fator tido em conta para ordenar os sites nos resultados das pesquisas, existem fortes indicadores de que eles têm realmente um impacto e poucos duvidam de que esse impacto só tenderá a aumentar uma vez que o próprio Google reconhece a partilha como um fator de validação (saiba aqui como funciona o SEO e o Google). Mas as vantagens neste campo podem mesmo ser diretas – basta pensar que desde há alguns meses os Tweets passaram a ser incluídos nos próprios resultados das pesquisas.

6. ESTRATÉGIA DE AUDIÇÃO

O benefício seguinte, frequentemente negligenciado, refere-se à possibilidade de estabelecer uma estratégia de audição que ajuda as empresas a saber mais sobre o seu público-alvo, a beneficiar das vantagens do real-time marketing e a descobrir novas oportunidades de negócio.

7. UTILIZADORES MOBILE

Por último, em sétimo lugar, a presença nas redes sociais é um elemento importantíssimo para conseguir chegar aos utilizadores mobile. O mobile tornou-se rapidamente o primeiro ecrã das nossas vidas e no caso concreto do Facebook, cerca de metade, ou seja, 700 milhões de utilizadores são mobile only (não deixe de consultar os nossos artigos sobre Mobile Marketing – pode começar por Mobile Marketing I: o futuro que já chegou).

E assim terminamos a lista de 7 benéficos para as empresas de uma boa presença nas redes sociais. Mas marcar presença não basta, é necessário saber como estar presente para maximizar os resultados. É a isso que nos dedicaremos nos próximos programas. Contamos consigo desse lado.

Até para a semana e bons negócios.