Anúncios Google Adwords: 8 erros desastrosos e como evitá-los (2/2) | SiteMap 20

Na semana passada apresentámos os primeiros quatro de um conjunto de oito erros frequentes na gestão de campanhas Google Adwords, bem como as recomendações a seguir para os evitar. Hoje deixamos-vos o segundo grupo.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um siteMap, o vosso guia para o marketing digital.

Na semana passada apresentámos os primeiros quatro de um conjunto de oito erros frequentes na gestão de campanhas Google Adwords, bem como as recomendações a seguir para os evitar. Hoje deixamos-vos o segundo grupo de 4 erros e porque tempo é escasso, vamos a isto:

ERRO 5: ENVIAR TODOS OS CLIQUES PARA A HOMEPAGE DO SITE

É um daqueles erros de palmatória cometido por muitas PME – independentemente do seu conteúdo, quando são clicados os anúncios remetem sempre o utilizador para a homepage do site.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

Selecione as páginas do website mais adequadas para funcionarem como páginas de chegada dos anúncios. Se um anúncio é sobre um produto específico que tem uma página específica no site, fará sentido enviar o utilizador para a Homepage? Não, não faz. Vai estar a frustrar as suas expectativas e a diminuir o índice de qualidade dos anúncios, que é influenciado pela experiência na página de chegada. E como já vimos na nossa anterior introdução ao Google Adwords, um índice de qualidade inferior vai aumentar o preço a pagar por clique.

ERRO 6: NÃO CRIAR EXTENSÕES AOS ANÚNCIOS

As extensões aumentam a mancha gráfica do anúncio nos resultados das pesquisas, conferindo-lhe maior visibilidade. Com elas pode ir além das limitações de caracteres do Adwords e promover o potencial de clique nos anúncios.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

Utilize as extensões de sitelink, anotação, localização, chamada e outras sempre que possível e pertinente. Com elas pode fornecer informação adicional sobre a empresa ou sobre um determinado produto ou serviço, acrescentando argumentos de persuasão que podem conduzir a um clique e a uma conversão/venda posterior.

ERRO 7: NÃO MEDIR AS CONVERSÕES

Para além dos cliques, o Google Adwords permite configurar o acompanhamento de conversões para ficar a saber se quem clicou no anúncio acabou por comprar um produto ou serviço ou executar outra qualquer açção desejada no website.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

Instale o código de acompanhamento de conversões para saber, por exemplo, quais os anúncios que vendem mais, em que períodos obtém mais conversões ou qual a taxa de conversão dos cliques. Se vender online vai conseguir saber exatamente qual o retorno da campanha, informação extremamente importante para decisões de investimento posteriores.

ERRO 8: NÃO MONITORIZAR A CAMPANHA

Trata-se de um erro crasso muito habitual em PME. Por falta de tempo e recursos humanos, as campanhas são frequentemente deixadas em autogestão até esgotarem o orçamento. Ora, a monitorização e otimização das campanhas de Adwords são fatores fundamentais para o seu sucesso. Ignorar este aspeto é caminho certo para o desperdício.

RECOMENDAÇÕES A SEGUIR:

As campanhas de Adwords exigem monitorização e ajustes como pausar ou acrescentar palavras-chave, alterar os preços a pagar por clique, criar anúncios adicionais, etc. Se a gestão da campanha acaba sendo relegada para as últimas posições da lista de prioridades, o melhor mesmo é contactar uma agência de Adwords que a otimizará frequentemente de forma a maximizar o seu retorno.

E assim terminamos a apresentação de 8 erros e recomendações na gestão de campanhas de Adwords. Por hoje ficamos por aqui, para a semana trazemos mais um serviço de marketing digital.

Até lá, boa semana e bons negócios!