As transformações do Marketing e como recuperar a eficácia perdida | SiteMap 2

Se tem uma empresa ou um negócio em nome pessoal, certamente já constatou que as formas tradicionais de marketing perderam eficácia. Já parou um minuto para pensar porquê? A realidade é que a Internet mudou o marketing para sempre e as empresas ainda estão a tentar adaptar-se à nova realidade.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá, sejam bem-vindos ao segundo link do Sitemap, a vossa rubrica semanal sobre marketing digital.

Se tem uma empresa ou um negócio em nome pessoal, certamente já constatou que as formas tradicionais de marketing perderam eficácia. Já parou um minuto para pensar porquê? A realidade é que a Internet mudou o marketing para sempre e as empresas ainda estão a tentar adaptar-se à nova realidade.

Basicamente, ocorreram duas profundas alterações:

1. A primeira é a introdução de uma nova etapa no processo de compra: a pré-compra
  • Trata-se da fase em que os consumidores pesquisam online toda a informação disponível sobre um produto ou serviço. Uma empresa que não consiga marcar presença neste momento decisivo está a perder potenciais clientes para a concorrência.
  • Esta fase de pesquisa influencia as vendas online mas também as realizadas offline, o que é conhecido como Efeito ROPO (Research Online Purchase Offline), bastante forte em Portugal.
  • E atenção, a pré-compra está a generalizar-se a produtos das mais variadas gamas de valor.
2. A segunda grande alteração é que o consumidor de ontem já não existe

Longe vão os tempos em que o consumidor estava quase inteiramente dependente da comunicação das marcas. A Web 2.0 alterou radicalmente este cenário ao permitir que cada consumidor de informação se tornasse num potencial produtor. Como consequência, o consumidor tem hoje acesso a muito mais fontes de informação: os amigos nas redes sociais, as reviews de produtos, comentários, comparativos de preços e muito mais. Ou seja, adquiriu o poder de confirmar de forma independente e imediata as promessas do marketing.

Ambas estas transformações – a introdução de uma nova etapa no processo de compra e a evolução do consumidor – foram entretanto acentuadas pela acelerada transição para o mobile, a que voltaremos um dia. Perante este cenário, as empresas têm duas alternativas: continuar a investir o seu orçamento de marketing da mesma forma de sempre com resultados cada vez mais escassos ou abraçar o marketing digital e recuperar a eficácia. No fundo, não se trata de uma verdadeira escolha.

O SiteMap fica por aqui, para a semana conheça algumas das vantagens concretas do marketing digital. Até lá, bons negócios!