Marketing Digital: as áreas de intervenção | SiteMap 8

Com tantas opções fica apenas um alerta: os melhores resultados obtêm-se quando existe uma estratégia integrada que combine meios pagos, próprios e partilhados. Sem estratégia vai estar a navegar à vista.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá, sejam bem-vindos a mais um SiteMap.

Hoje vamos apresentar-vos brevemente as áreas de intervenção possíveis em marketing digital para nos programas seguintes aprofundarmos cada um dos serviços abrangidos.

1. WEBSITE OU LOJA ONLINE

A arquitetura de informação, o design e a qualidade do copywriting são absolutamente decisivos. Ninguém tem tempo, não faça os utilizadores pensar ou eles mudam-se para a concorrência – pense nisto antes de pagar a um amigo para lhe fazer um site. Quando for contactar uma agência porque não está a obter retorno, provavelmente uma das primeiras coisas que lhe dirão é que precisa de um site novo. Afinal, de que vale enviar pessoas para o website se uma vez lá chegadas só têm vontade de fugir?

2. PUBLICIDADE ONLINE

Que pode incluir a apresentação de banners na Rede Display do Google, Programas de Afiliados, Remarketing, Publicidade em Vídeos e em Jogos. As opções são quase infinitas e o pagamento pode ser feito por cada impressão, clique, lead ou ação (por exemplo uma venda).

3. EMAIL MARKETING

Tantas vezes declarado morto, continua a ser uma das táticas digitais mais eficazes, sobretudo se houver o cuidado de atualizar e segmentar a base de dados utilizada. É ótimo para Business to Business, por exemplo.

4. MARKETING DE PESQUISA

Estamos a falar do SEO – destinado a melhorar o posicionamento dos sites no ranking das pesquisas orgânicas – e dos anúncios Google Adwords, ativados por palavras previamente selecionadas pelos anunciantes quando as mesmas são pesquisadas. São duas táticas de óptimo retorno e ao alcance de qualquer empresa.

5. MARKETING NAS REDES SOCIAIS

É cada vez mais importante. Independentemente da rede ou redes em que a sua empresa marque presença, o objetivo deve ser não apenas promover os seus produtos e serviços mas sobretudo ter uma estratégia que lhe permita ouvir, compreender e envolver o seu público-alvo criando uma comunidade. Esquecer a componente “Social” das Redes Sociais é um erro que pode sair-lhe caro.

6. VIDEO MARKETING

Extremamente eficaz na afirmação de uma identidade de marca e que pode ser utilizado em várias das etapas do processo de tomada de decisão do consumidor. Mas atenção: importa fazer marketing com vídeo mas também marketing ao vídeo.

7. MOBILE MARKETING

Durante muito tempo, foi uma forma limitada da Web. Not anymore. Mobile marketing a sério reconhece as características always on e on the move dos utilizadores mobile para lhes fornecer contexto, conveniência e acrescentar valor. Sabia que as pesquisa em smartphones nos Estados Unidos da América já superam as dos PC e tablets juntos?

8. ANALÍTICA WEB

E por último, mas de importância vital e transversal a todas as áreas anteriores: a analítca web. É necessário medir tudo para poder otimizar a intervenção – essa é, aliás, uma das maiores vantagens do digital.

Com tantas opções fica apenas um alerta: os melhores resultados obtêm-se quando existe uma estratégia integrada que combine meios pagos, próprios e partilhados. Sem estratégia vai estar a navegar à vista.

Por hoje é tudo, boa semana e bons negócios.