Editorial Planeta

Gestão de Redes Sociais (Facebook)
Definição de uma estratégia de Facebook Marketing e festão operacional, incluindo a criação e publicação de Planos Editoriais e relatórios de avaliação mensal.

Construir reputação e alcançar novos leitores

Editorial Planeta - Editora de Livros do Grupo Planeta

A Editorial Planeta é uma editora do Grupo Planeta, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, líder no setor editorial em Espanha, França e na  América Latina. Atualmente conta com mais de 100 chancelas editoriais e mais de 15 000 autores, entre clássicos e contemporâneos. É, portanto, um conglomerado incontornável no universo da edição, cuja semente foi, justamente, a Editorial Planeta.

Em Portugal, a Planeta surgiu em 2009 com a missão de se tornar uma editora de referência no país. E quando decidiu contratar uma agência para a gestão operacional da marca no Facebook, optou pela Trigger.

  • Cliente
  • Editorial Planeta
  • Localização
  • Lisboa
  • Tipo de Projeto
  • Redes Sociais
  • Redes
  • Facebook

Objetivos e desafios

O Briefing da empresa enunciava as necessidades diagnosticadas e os seguintes objetivos a alcançar, destacando-se o seguinte:
  • Construir reputação dando a conhecer a Editorial Planeta enquanto referência internacional no mercado livreiro, líder do setor em Espanha e vários países da América Latina, e contribuir para disseminar a sua proposta de valor único em Portugal, assente na diversidade do catálogo e permanente inovação;
  • Alavancar a Editorial Planeta em Portugal otimizando a sua presença na rede digital Facebook, entendida pela marca como prioritária;
  • Definir e implementar uma estratégia de atuação consistente com os objetivos da marca, o público-alvo a alcançar e os recursos disponíveis;
  • Aumentar a notoriedade da Planeta, dos seus autores e publicações;
  • Construir, alimentar, fidelizar e alargar uma comunidade de leitores ativa, fornecendo-lhe conteúdos únicos que transformem o Facebook no veiculo de comunicação de excelência entre a Planeta e os leitores.
Facebook PLA Agencia Marketing Digital Trigger

Facebook Marketing

Estratégia e Gestão Operacional

A presença no Facebook tinha como objetivos principais aumentar a notoriedade e reputação da marca, criar comunidade e conseguir uma melhor compreensão do público-alvo, bem como fidelizar leitores fornecendo-lhes com conteúdos exclusivos.

O projeto incluiu a criação de uma estratégia de Facebook Marketing, tendo em consideração o posicionamento da empresa, os seus objetivos, público-alvo e metas a alcançar. Definimos o tom da marca, a estratégia de conteúdos e Facebook Ads e estabelecemos os indicadores de performance a acompanhar.

Uma vez validada a estratégia, passámos à sua implementação, publicando Planos Editoriais criados mensalmente (também previamente validados pela Planeta), embora com abertura para a criação de novos assets sempre que a atualidade o exigisse. Mensalmente, são elaborados relatórios de avaliação.

Projetos Relacionados
Projetos Relacionados
Share Our Work