Qual é a melhor rede social para a sua empresa? (3/3) | SiteMap 41

Para finalizar a série “Qual é a melhor rede social para a sua empresa?”, apresentamos o Instagram, o Pinterest e o Youtube e ajudamo-lo a tomar uma decisão informada sobre a rede social a adotar.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá e sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital. Hoje apresentamos-lhe as características, vantagens e desvantagens do Instagram, do Pinterest e do Youtube, finalizando uma série de 3 programas dedicados a ajudar as empresas a escolher a rede social (ou redes) mais adequada aos respetivos negócios.

INSTAGRAM – SEMPRE A CRESCER

Rede de partilha e marcação de fotografias, o Instagram, que foi adquirido pelo Facebook em 2012, superou recentemente o número de utilizadores do Twitter, tornando-se a segunda rede social mais popular. Além disso, é a que mais cresce e a mais utilizada pelos jovens.

VANTAGENS DO INSTAGRAM
  • Poder dos conteúdos visuais
  • Utilizadores muito ativos e elevada taxa de engagement
  • Permite a integração com o Twitter, Facebook e Foursquare
DESVANTAGENS
  • Das redes mais importantes, é a que gera menos tráfego para o website das empresas

Escolha o Instagram se: o seu negócio tem uma importante componente visual e pretende interagir com teenagers e adultos na casa dos 20, 30 ou 40 anos, publicando imagens que transmitam a personalidade da marca e, frequentemente, em associação com um determinado lifestyle.

PINTEREST – NEGÓCIOS NO FEMININO

À semelhança do Instagram é uma rede essencialmente visual que permite aos utilizadores fazer upload de fotos ou pin de fotos que encontram online e organizá-las por álbuns. Tem cerca de 100 milhões de utilizadores ativos, 85% dos quais são mulheres.

VANTAGENS DO PINTEREST
  • É excelente para angariar tráfego para um website ou loja online porque os Pins têm um link associado
  • É bom para SEO porque as imagens são indexadas pelo Google e, para além de remeterem para os sites, podem ser otimizadas com um título, uma descrição e tags
DESVANTAGENS
  • Público essencialmente feminino – se quiser impactar homens o Pinterest talvez não seja a melhor opção

Escolha o Pinterest se: o público-alvo prioritário do negócio forem as mulheres e se a essência da marca e os seus produtos e serviços puderem ser apresentados de forma visual.

YOUTUBE – O APELO DO VÍDEO

Rede social de partilha de vídeos com mais de mil milhões de utilizadores que passam cada vez mais horas a vê-los (crescimento de 60% e 100% ao ano, respetivamente nos utilizadores desktop e mobile). É o maior site de alojamento de vídeos do mundo e a segunda app mais usada nos smartphones, a seguir ao Facebook.

VANTAGENS DO YOUTUBE
  • O vídeo é o meio com maior potencial de viralidade
  • É bom para SEO: permite otimizar os vídeos, que frequentemente obtêm destaque nas pesquisas, e acrescentar um link para o site da empresa, o que pode contribuir para melhorar o seu posicionamento
  • Para além de alojados no Youtube, os vídeos podem depois ser embebidos no site ou blogue
  • Possui uma boa ferramenta de analítica
DESVANTAGENS
  • Produzir bons vídeos exige um maior investimento (apesar dos preços terem reduzido muito nos últimos anos)

Escolha o Youtube se: pretender publicar vídeos interessantes, aumentar a visibilidade nas pesquisas ou ambicionar tornar-se viral.

E é com o Youtube que concluímos a apresentação das mais importantes redes sociais para ajudar as empresas a escolher de forma informada onde é que pode fazer mais sentido marcar presença. Recordamos, contudo, que esta escolha é apenas um primeiro passo e que a gestão de redes sociais é um desafio de facilidade apenas aparente que, para ser superado, exige uma estratégia clara, criatividade e competências analíticas. Sempre que possível, entregue o trabalho a profissionais e certamente será recompensado por essa decisão.

Por hoje é tudo, voltamos para a semana com um programa sobre Blogging. Até lá, bons negócios!

Posts anteriores desta série sobre redes sociais: