Marketing de conteúdos: ganhar reputação, leads e posicionamento | SiteMap 12

Em vez de se estar constantemente a tentar vender a alguém que pouco ou nada sabe sobre a empresa e que, frequentemente, nada tem a ganhar com a aquisição dos seus produtos ou serviços, o objetivo aqui passa por distinguir com precisão o público-alvo com quem se pretende comunicar e produzir conteúdos que lhe acrescentem valor.
TRANSCRIÇÃO INTEGRAL:

Olá, sejam bem-vindos a mais um SiteMap – o vosso guia para o marketing digital.

Depois de termos destacado a importância do bom copywriting para qualquer estratégia digital, hoje falamos de marketing de conteúdos – uma das táticas de marketing digital que mais cresceu nos últimos anos. Hoje pretendemos reforçar esta ideia focando-nos precisamente nestes aspetos.

O QUE É O MARKETING DE CONTEÚDOS

Uma das definições mais aceites de marketing de conteúdos apresenta-o como uma “técnica de marketing conhecida pela criação e distribuição de conteúdos de valor, relevantes e consistentes capazes de atrair e conquistar um público-alvo bem definido com o objetivo de angariar novos clientes”.

O marketing de conteúdos surge como uma resposta ao cansaço dos consumidores relativamente às formas de tradicionais de marketing de interrupção e, consequentemente, à diminuição da sua eficácia (leia mais sobre inbound marketing e outbound marketing). Assim, em vez de se estar constantemente a tentar vender a alguém que pouco ou nada sabre sobre a empresa e que, frequentemente, nada tem a ganhar com a aquisição dos seus produtos ou serviços, o objetivo aqui passa por:

  • Distinguir com precisão o público-alvo com quem se pretende comunicar
  • produzir conteúdos que lhe acrescentem valor, que promovam a aquisição de conhecimentos ou competências profissionais úteis e contribuam para tornar a sua vida mais fácil
CONTEÚDOS QUE GERAM REPUTAÇÃO E ATRAEM LEADS

Grandes empresas como a Redbull são hoje autênticas empresas de media mas o retorno desta tática digital fez com que ela começasse também a ser muito adotada pelas PME.

Na definição que apresentámos, a expressão “conteúdos de valor” é, portanto, o que fundamentalmente distingue o marketing de conteúdos. Falamos, por exemplo, de whitepapers, webinars, ebooks, um bom blogue ou podcast, conteúdos a que os destinatários vão querer aceder, sendo este, aliás, o critério fundamental que confirma ou não o valor dos conteúdos produzidos.

Com estes conteúdos pretende-se afirmar um estatuto de liderança numa área de negócio e junto dos potenciais clientes, cimentando assim uma relação próxima com a perspetiva de conseguir conquistar leads, ie, manifestações de interesse, e depois alimentá-las até que essas leads se convertam em clientes – processo que é conhecido como lead nurturing.

Ou seja, os conteúdos alimentam o relacionamento com os potenciais clientes, o que poderá constituir uma vantagem competitiva no momento em que eles decidem comprar um determinado produto ou contratar um serviço.

MELHOR POSICIONAMENTO NOS RESULTADOS DAS PESQUISAS

O marketing de conteúdos dá trabalho? Sem dúvida, mas os estudos conhecidos comprovam que esta abordagem é extremamente eficaz e que o retorno compensa. O Marketing de conteúdos é especialmente utilizado em Business to Business, ou seja, por empresas que têm outras empresas como clientes, e frequentemente é dirigido a quadros médios ou superiores, ou seja, aos decisores.

E esta tática tem ainda uma vantagem muitíssimo significativa – é que o Google ama conteúdos de qualidade e fresquinhos, pelo que as empresas que os produzem e distribuem online vão obter enormes benefícios em termos de SEO, ou seja, os sites vão ficar muito mais bem posicionados no ranking dos resultados das pesquisas realizadas no Google, o que pode representar um valor económico extraordinário e é também um dos principais motivos porque o marketing de conteúdos tem crescido tanto.

Sintetizando, em 1996 Bill Gates escreveu um ensaio com o título “Content is King”, o conteúdo é rei – hoje esta máxima é considerada uma das máximas mais importantes do marketing digital.

Por hoje é tudo, voltamos para a semana com mais uma tática digital. Até lá, bons negócios.